SSIP - Tecnologia VoIP
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Suporte
Perguntas Frequentes (FAQ)

Utilize este canal para esclarecer suas dúvidas sobre a tecnologia VOIP e os serviços da SSIP. Se sua pergunta não puder ser esclarecida aqui envie-nos uma mensagem através de nossa Central de Suporte.

 


P. Qual é a qualidade das ligações?

A SSIP utiliza os protocolos de voz G.729, G.723 e G.711 que possuem classificação MOS níveis 3.7, 3.9 e 4.1 respectivamente, superior a qualidade dos celulares atuais. O MOS é a unidade de medida de qualidade de voz mundial. Uma ligação convencional de telefonia de longa distância possui MOS 4.0.

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P. É cobrada alguma tarifa para ligações de SSIP para SSIP?

Não, você não pagará nenhuma tarifa (crédito) para falar com os demais usuários SSIP.

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P. Quais as vantagens de usar VOIP?

A principal vantagem é a redução de custo de até 90% em ligações DDD e DDI. Além da economia, a tecnologia VOIP possui características avançadas que a diferencia do sistema de telefonia convencional, como:

  • Mobilidade: permite o uso de sua conta para realizar e receber ligações em qualquer lugar do mundo.
  • Controle: possui recursos avançados de gerência e monitoramento das ligações.

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P. Posso utilizar meu notebook para fazer e receber ligações VOIP?

Sim. Para dispositivos portáteis é necessário a instalação de um softphone como o X-lite (disponível em nossa área de downloads) para realizar e receber chamadas, ou ainda um USB Phone que via cabo USB conectado ao computador fornece mais qualidade na comunicação.

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P. O que são Gateways ou ATAs?

São dispositivos que permitem a adaptação de aparelhos de telefone convencionais a rede de dados (Internet) para realizar e receber ligações VOIP. Estes dispositivos também podem ser conectados a centrais PABX. Tudo isso sem a necessidade de um computador.

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P. Como faço para realizar ligações DDD e DDI via SSIP?

Para realizar ligações nacionais é necessário discar:
55 + Cód. De Área + número do telefone (fixo ou móvel)
Exemplo: Para ligar para um telefone fixo (36258148) da região 18 (interior paulista) deve-se discar: 55 18 36258148.

Para ligações internacionais o procedimento é o mesmo, substituindo apenas o código do país (55 – Brasil) pelo código do país que se deseja ligar.

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P. Como funciona o sistema de créditos das linhas VOIP da SSIP?

O sistema é pré-pago, ou seja, você compra o volume de créditos desejado para suas linhas VOIP e começa a efetuar suas ligações até o limite de seus créditos.

Obs: Se o saldo da(s) linha(s) for igual a zero o sistema não permitirá novas ligações, para isso deverá se adquirir uma nova carga de créditos para voltar a efetuar ligações.

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P. Como posso adquirir créditos para minha linha SSIP?

As aquisições de créditos podem ser feitas através do telefone, e-mail ou pelo nosso website (consulte nossa seção “Comprar créditos”). São disponibilizadas quatro formas de pagamento: Depósito em conta, boleto, transferência eletrônico e cartão de crédito (consulte os bancos e operadoras de cartão conveniadas).

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P. Como posso saber os valores das tarifas pelo sistema VOIP da SSIP?

Na seção “Tarifas e Promoções” de nosso website você tem acesso a nossas tarifas básicas para fixos e celulares em ligações nacionais e internacionais. Cada cliente SSIP recebe um login de acesso à sua conta via site onde será possível a consulta de tarifas detalhadas de seu plano para o mundo todo.

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P. Qual a velocidade mínima da conexão Internet necessária para usar o VOIP?

A tecnologia utilizada exige um mínimo de 40Kbps (download e upload) para a realização de chamadas VOIP.

Atenção: Vale ressaltar que, quando utilizado o VOIP junto a uma rede de dados, a voz (por padrão) não possui prioridade sobre a remessa ou recepção de dados, ou seja, dependendo da velocidade da sua banda de Internet poderá haver qualidade insuficiente para o diálogo em uma ligação VOIP. Exemplo: se no momento de uma ligação VOIP você estiver realizando um transferência de arquivo (foto, mp3, etc) a voz poderá ficar em segundo plano, podendo então haver perda na qualidade ou interrupção do som.

Uma Internet com conexão dial-up (discada) não fornece o mínimo de banda necessária para uso do serviço.

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P. O que é VOIP?

Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de dados, como a Internet. O VOIP converte o sinal de voz de seu telefone em um sinal digital que passa pela Internet e então é novamente convertido em sinais de voz para que você possa conversar com qualquer pessoa pelo telefone regular. (para maiores detalhes consulte a seção “Como Funciona”)

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P. Que tipo de equipamento eu preciso?

É necessária uma conexão de Internet de banda larga. Você pode acoplar um microfone de baixo custo a seu computador ou conectar o telefone diretamente, necessitando de um adaptador (ATA).

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P. Utilizando a SSIP para quem posso ligar?

A SSIP permite a realização de ligações para qualquer lugar do mundo, sejam telefones fixos ou celulares (veja tabela de tarifas ). Também é possível a ligação de SSIP para SSIP com tarifa zero.

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P. Posso fazer ligações em qualquer lugar do mundo?

Sim. Utilizando o seu ATA ou o seu softphone é possível realizar e receber ligações a partir de qualquer lugar no mundo bastando apenas estar conectado a Internet.

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P. Posso utilizar a SSIP para interligar dois pontos em qualquer lugar do mundo?

Sim, utilizando duas linhas SSIP (uma em cada ponta) você poderá realizar e receber ligações entre estes pontos sem tarifa. Exemplos: de São Paulo para o Rio, do Rio para Tóquio, de Hong Kong para Madri, etc.

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P. Posso usar meu computador enquanto falo ao telefone?

Sim, levando-se em conta o mínimo de banda necessária para o serviço (40Kbps).

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P. Posso levar o adaptador (ATA) quando viajar?

Sim, você poderá usar o seu serviço de Voz sobre IP em qualquer lugar quando viajar, desde que tenha conexão de Internet de alta velocidade disponível. Você desfrutará do serviço como se estivesse em sua própria casa ou escritório.

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P. O meu computador deve estar ligado para usar o VOIP?

Não, a menos que você esteja utilizando um softphone.

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P. Posso conectar o ATA ao meu PABX?

Sim, você pode conectar o ATA ao PABX de sua empresa, escritório, consultório, residência, etc., e originar ou receber chamadas em qualquer ramal, de acordo com a configuração do seu PABX.

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P. A tecnologia VOIP é regulamentada pela ANATEL?

O sistema está inserido dentro de licenças SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) englobando voz, dados e imagens, licença que a RVSUL possui junto a ANATEL, que outorga licença para prestar serviços através deste tipo de tecnologia.

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P. Quem pode prestar serviços de Telefonia IP?

Podem prestar serviços de Telefonia IP as empresas que possuem licença do tipo STFC ou SCM. Entretanto, o serviço a ser prestado deve limitar-se às condições previstas em cada licença, ou seja, o STFC destina-se ao público em geral e o SCM deve ser prestado em regime privado. São licenças distintas para públicos diferentes.

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P. Que tipo de serviço de Telefonia pode prestar uma empresa com licença SCM?

O SCM, Serviço de Comunicação Multimídia, é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço.

Uma empresa que possui essa licença pode prestar serviço privativo e não exclusivamente de Voz. Esse serviço pode ser prestado, por exemplo, no âmbito de um Campus Universitário, ou dos órgãos de uma prefeitura ou ainda para Assinantes Corporativos (Business).

A exploração de VOIP ou Telefonia IP, como serviço de interesse coletivo, é permitida via licença SCM. Entretanto, não é STFC, não é público, não obedece às regras de Numeração, Interconexão, e etc. do STFC e não tem, em conseqüência, direito as outorgas do STFC.

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P.Quais os tipos de comunicação de Voz sobre IP?

Os tipos de comunicação de Voz sobre IP são: PC a PC, telefone a telefone e PC a telefone. Os PC’s e os telefones devem estar preparados para esse tipo de comunicação, com programas e interfaces específicas instalados. O usuário individual pode utilizar Voz sobre IP (VOIP) para uma conversa PC a PC via Internet sem necessidade de licença. Normalmente são usados programas (gratuitos ou não) existentes no mercado que utilizam a internet como meio de transmissão de Voz.

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Como o usuário residencial pode usar a Telefonia IP?

Para o usuário residencial ter acesso a Telefonia IP ele deve ser assinante desse serviço junto aos prestadores de serviço habilitados de sua área. No Brasil esse serviço ainda não é oferecido aos usuários residenciais em regime local ou longa distância nacional.

Na longa distância internacional algumas operadoras já utilizam essa tecnologia, embora o usuário não tenha ciência desse fato quando faz esse tipo de chamada telefônica usando seu aparelho convencional.

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P. É permitido originar uma chamada em uma rede de Telefonia IP (Corporativa) e terminá-la em uma rede convencional (STFC, SMC ou SMP)?

Sim, se o serviço é de interesse coletivo e provido por um prestador de serviço que tenha interconexão com operadoras do STFC, SMC ou SMP.

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P. Um usuário residencial pode se conectar via Internet a um provedor no exterior para fazer uma chamada internacional utilizando VOIP?

Sim, considerando-se apenas o transporte do tráfego VOIP gerado pela sua chamada através de um PASI (Provedor de Acesso a Serviços Internet).

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P. Uma empresa tem uma rede corporativa privada (virtual ou não) e pretende utilizar VOIP para a comunicação interna dentro da sua rede. Precisa de uma licença para isto?

Em princípio, a licença só é necessária caso a empresa seja um prestador de serviço de Voz para terceiros. Para uso próprio não é necessário ter a licença.

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P. Um usuário dessa rede corporativa pode usar um terminal conectado a rede em outra cidade para fazer uma ligação via STFC?

Um usuário dessa rede pode usar um acesso STFC para chamadas destinadas à sua localidade (modalidade Local) ou a outra (modalidade Longa Distância).

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P. Que licença é necessária para uma empresa terminar tráfego internacional (STFC) de operadoras de Telefonia IP no Brasil?

É necessária a licença de STFC, na modalidade Longa Distância Internacional, considerando-se apenas o transporte do tráfego internacional.

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P. Que licença é necessária para terminar tráfego internacional de Voz de operadoras de Telefonia IP no Brasil?

Nenhuma, considerando-se apenas o transporte do tráfego de Telefonia IP via Operadora Internacional ou via PASI (Provedor de Acesso a Serviços Internet).

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